Sindicato solicita que abono compensatório também chegue aos professores aposentados

Compartilhe essa matéria

O Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (SINPROF-RO) protocolou, na manhã desta segunda-feira (13/10), ofício junto à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) pedindo a extensão do abono compensatório também para os professores aposentados. O documento foi recebido pela titular da SEDUC, Albaniza Batista de Oliveira, que substituiu, no dia 9/9, a professora Ana Lucia Pacini.

O QUE É O ABONO

O abono prometido pelo Governo do Estado – e que até o momento não teve sequer seu valor revelado – e que deve ser pago em dezembro deste ano, é uma forma de “compensação”, já que o próprio governo negou um dos pontos importantes da pauta de reivindicação da categoria, que era o reajuste nos percentuais das gratificações das titulações.

Ocorre que, caso fosse aceita a proposta das titulações, o reajuste alcançaria a todos os professores, inclusive os aposentados. Já o abono “compensatório” não chega os aposentados.

O Sindicato entende que, embora haja impedimentos legais para que os recursos do FUNDEB sejam utilizados nessa questão, o Estado tem suas próprias fontes de recursos para assegurar o pagamento do abono aos professores inativos.

“A luta pela extensão do abono aos aposentados é uma bandeira que o Sindicato defende como forma de valorização, pois não se trata apenas de um ganho financeiro, mas de um reconhecimento de uma vida de trabalho e dedicação. É, sobretudo, uma questão de garantir, no seu momento de inatividade, dignidade e respeito a estes servidores que tanto contribuíram com o desenvolvimento do estado de Rondônia”, menciona Elessandra Reis, presidente do SINPROF-RO.

“A secretária Albaniza Batista de Oliveira, que recebeu o documento com muita alegria, disse que agora os encaminhamentos serão feitos para que o pedido do SINPROF-RO chegue ao governador e que seja aprovado, o que é nosso maior desejo neste momento”, concluiu a dirigente, que foi acompanhada do professor Kleberton de Lima Marques, Secretário de Administração e Patrimônio.


Compartilhe essa matéria

3 comentários em “Sindicato solicita que abono compensatório também chegue aos professores aposentados”

  1. Edimar de sena mesquita

    Obrigado pelo empenho de todos que estão nessa pauta para o governador assinar pensando nos professores aposentados que nunca foram valorizados mais em nome de jesus já deu certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima